quarta-feira, 30 de julho de 2008

Vivax cobra as reclamações

(...) eu soube que estava pagando todas as ligações feitas ao serviço de atendimento ao cliente da Vivax (...) Entendi porque motivo quanto mais eu reclamava do valor da fatura e de ligações não realizadas mais subia o valor da fatura no mês seguinte(...) isso não é estelionato? O atendimento 103-21 diz não ter seu cadastro e que as reclamações só podem ser feitas no telefone 3905-8900, da Vivax, onde há uma demora inicial no atendimento de muitos minutos no atendimento eletrônico e muito, muito mais no contato com operadores(...)É terrível, desesperador a gente se sentir tão desprotegido (MP)


Os serviços de atendimento ao cliente da telefonia é o 103, mais o código da operadora. Mas você está dizendo que não aceitam suas reclamações nesse número, o que é estranho.
Muitas irregularidades, abusos e indébitos não estão sendo ainda "digeridos" pelos orgãos de proteção ao consumidor. Talvez pelos próprios absurdos de suas ações.

De acordo com essa denúncia contra a Vivax, há também óbvia responsabilidade da Net e da Embratel no caso. Não há como desmembrar, pois há acordo mútuo entre essas empresas.

Há larga divulgação do "combo", que envolve essas empresas nos serviços de telefonia, tv digital e internet e administração. Você fechou um pacote ao preço de
R$ 39,90 para todos esses serviços. Após 3 meses está pagando em torno de R$200,00. Cinco vezes mais?

Você diz que descobriu que a conta de telefone subiu gradativamente mês a mês, chegando isoladamente a mais 2 terços do valor inicial, conforme você utilizava o telefone para reclamações realizadas inclusive por faturas com valor dobrado da Net-virtua.

É óbvio que cobrar ligações das reclamações é no mínimo imoral. A Embratel responsabiliza a Net pelas reclamações e a Net-fone alegando falta de cadastro encaminha o cliente para a Vivax em vários municípios. A Vivax, por sua vez, cobra do cliente por essas ligações.

No entanto a demora no atendimento inevitavelmente vai inflacionar a conta do cliente. Se você liga e ouve cinco minutos de divulgação da empresa, não pode ser responsabilizado por esses pulsos. Da mesma forma a lentidão do atendente e a insistência em transferir sua reclamação de um setor para outro, levando em um dos casos aqui relatados a mais de 15 minutos de tentativas frustadas de entendimento.

Tudo isso pode ser interpretado como uma forma ilegal de onerar as contas, além de impedir que o cliente consiga cancelar o contrato. Aliás não é apenas a Vivax com o combo da Net-Embratel que reúne muitas reclamações de impedimento de cancelar contratos de serviços. A Telefônica também mantém serviço deficiente e custoso quando o assunto é desistência de serviços, embora não cobre as ligações.

Reuna a documentação existente, como suas faturas e os horários de atendimento e protocolos de suas tentativas de acordo com a Vivax e formalize uma reclamação. Se tiver dificuldade com o Procon (temos recebido reclamações de alguns postos de atendimento da Fundação Procon, que represa as denúncias, recusando-se a registra-las, mesmo quando fundamentadas na lei do consumidor) procure outros postos ou encaminhe para o Tribunal de Causas Cíveis. Há outras opções, como a Promotoria Pública.

O importante é que você esteja bem documentado para não ser enquadrado posteriormente como mau pagador, quando obviamente está sendo vítima do sistema adotado. Mas lembre-se que não basta falar: comprovar é fundamental. Se possível, grave as ligações e todos os contatos, inclusive pessoais, que tiver com a Vivax, que se não estiver atuando de má fé certamente chegará a um acordo.


Mais reclamações a respeito da Vivax em vários municípios

(...)A NET em campanha nacional oferece o NET combo, que parece ter mais vantagem em relação aos serviços que hoje a VIVAX ainda persiste em oferecer, na propaganda a NET utiliza um 0800 para os consumidores ligarem e o que acontece hoje com a VIVAX/NET é não usar esse serviço de 0800 na região que ainda está como VIVAX. Ao ligar entra a mensagem que essa região não é atendida e o pior de tudo é que o boleto já vem como NET e não posso usufruir dos serviços que a NET presta nas regiões que ela realmente atende(...)


(...)Algo bastante preocupante é que há vários dias o telefone 11-4004-1222 só dá ocupado, idem para o fax 11-4993-8787, e não respondem, não tomam providências apesar das msgs enviadas pelo site www.net.tv.br. Considero-me lesado, pelo CDC - Código de Defesa do Consumidor vou pleitear a devolução em dobro do valor cobrado em duplicidade. Lamentável também a inação do diretor Marcio Minoru Miyakava que não responde aos emails enviados para ele, ri@netservicos.com.br - Falta respeito para com o maior investidor deles, O CLIENTE. Sou de São Bernardo do Campo mas o cadastro não aparece a minha cidade (...)


(...)Eu assinei o Net Combo, por 69,90 por mês, e mais a fatura telefonica.
No primeiro mes eles mandaram a conta reduzida, e disseram apenas que cobraram por tempo de uso, pois a instalação tinha sido feita já pelo meio do mês. Porém, a segunda fatura veio com valor de 100 reais (...) disseram que "haviam esquecido de incluir na conta".Mas ninguém me avisou isso antes (...)E também gostaria de dizer que é proibído um telefone de atendimento aos assinantes de determinada empresa ser cobrado.
Em minha fatura veio um valor de 10 reais de ligações para a própria Net (...)