quarta-feira, 7 de maio de 2008

Prisão de Nardoni e Jatobá alivia tensão

A Justiça de São Paulo decretou a prisão preventiva do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados do assassinato da menina Isabella, de 5 anos. O juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri do Fórum de Santana, também acatou a denúncia contra os dois. A firmeza da Justiça causou alívio na tensão social que tem crescido nos últimos anos com a violência e a impunidade.

Por que? Ora, a questão é simples: a notícia de que o julgamento deste caso poderia demorar até seis anos - um espécie de prazo limite para evitar a perpetuação da espera no sistema judiciário superlotado - causou maior comoção da opinião pública. As características do crime já haviam provocado reação de populares, que demonstravam ansiedade em "fazer justiça" com as próprias mãos.

A correção da Justiça na prisão do casal permite que haja maior tranquilidade quanto à repercussão do caso. E conta pontos na luta contra a violência, que em grande parte acontece por causa da impunidade.

É bom deixar registrado o excelente trabalho dos investigadores e da perícia da Policia Civil de São Paulo, que demonstrou que há preparo profissional, tecnologia e equipamento com qualidade para a coleta de provas em casos de assassinato.

O trabalho da perícia também colabora, sem dúvida, para que haja redução nos crimes, aumentando as possibilidades de se chegar à autoria de maneira cientifica e irrefutável.

Fatura com valor dobrado


"(...)a vendedora da Net digital, que usava uma sala do escritorio da própria Vivax, deixou bem claro que ao contrário de outras empresas, a Net cobrava o serviço depois de iniciado e não antecipado (...) Fechei contrato em início abril e a fatura de maio chegou com valor duplicado (...)" (MC)

O contrato escrito é importante: veja se nele consta a antecipação do pagamento. Ainda assim, se constar, você ainda tem razão de reclamar, pois não se pode cobrar dois meses de um serviço acumulando o serviço prestado, mais o antecipado, pois isso onera o cliente e foge ao acordo firmado.

Portanto, a não ser que o contrato preveja a cobrança de dois meses - correspondente à mensalidade de abril, a ser paga dia 10 de maio e à mensalidade de maio, que deveria ser cobrada no dia 10 de junho, você não é obrigada a pagar o valor acumulado.

Faça o seguinte: reclamar por telefone não servirá como prova documental em caso de uma reclamação formal de seus direitos. Portanto, registre a reclamação em orgão de defesa do consumidor, reivindicando devolução (caso tenha sido debitado em sua conta corrente) ou acerto da fatura com valor correto (se ainda não foi paga).

Você também pode mandar uma carta que seja protocolada ou enviada pelo correio com Aviso de Recebimento (AR) explicando a sua dificuldade no acerto do mês pelo valor acumulado na fatura e pela recusa da loja da Vivax em receber o valor correto da mensalidade.

E tome cuidado: na hora da venda, há sempre promessas de prazos e valores que nem sempre são cumpridos posteriormente. Para evitar surpresas desagradáveis e abusos, o consumidor deve escrever no próprio contrato as condições prometidas, que não constam no texto a ser assinado. Principalmente quando o acerto é débito em conta corrente, que facilita irregularidades que podem prejudicar o cliente.